Esta quinta-feira (20) foi um dia alegre para os moradores da Residência Terapêutica – equipamento do Serviço de Saúde Mental. Foi realizado um passeio ao Clube dos Servidores Municipais da Prefeitura de Santa Luzia. Durante todo o dia, eles puderam usufruir de banhos de piscina e aproveitar a estrutura do espaço que fica na região de Chácaras.
Esta é a quinta vez que os moradores da residência fazem esta atividade. Segundo a referência técnica, Ana Lúcia da Silva Alcântara, a ação permite a socialização dos pacientes, para que eles tenham um dia de diversão em um ambiente diferente ao que estão acostumados no dia a dia. “O objetivo da Luta Antimanicomial é promover um tratamento com liberdade. Nas residências terapêuticas, nosso objetivo é que os pacientes tenham uma vida normal, com autonomia, proporcionando atividades lúdicas como processo terapêutico”, disse. E eles aprovam a iniciativa. “Gosto muito de vir aqui. Transmite uma paz e tira a gente um pouco da casa. Faz bem para todos”.
Santa Luzia tem duas residências terapêuticas, ou seja, casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais, institucionalizadas ou não, que necessitam de um cuidado mais próximo. Atualmente há 10 moradores nas duas residências. O serviço conta com técnicos de enfermagem e cuidadores e os pacientes são assistidos pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).
A promoção de passeios é feita graças ao empenho da equipe e com o apoio da coordenação do Serviço de Saúde Mental e da Secretaria Municipal de Saúde.