A prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quinta-feira (20) uma palestra sobre a violência nas escolas e os malefícios do uso de drogas para cerca de 100 estudantes da rede municipal. O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação Integral Integrado e teve como palestrante o Delegado Fábio Gabrich, titular da 2ª delegacia da Polícia Civil de Santa Luzia, acompanhado de dois investigadores.
Durante a palestra, os estudantes receberam informações sobre as atribuições da polícia civil e sua estrutura funcional. Em seguida, o Delegado Fábio Gabrich abordou os perigos do uso de drogas, do tráfico de entorpecentes e apresentou aos estudantes, por meio de apresentação em PowerPoint, as principais substâncias ilícitas utilizadas no Brasil, na maioria das vezes por jovens entre 14 e 25 anos.
Além disso, os estudantes foram alertados sobre o cenário de violência nas escolas e receberam informações sobre o trabalho conjunto do Estado, Prefeitura e das instituições de Ensino para coibir esse tipo de comportamento. O Delegado explicou que a Polícia Civil está trabalhando de forma preventiva para identificar ameaças e agir antes que algo grave aconteça.
O prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio, esteve presente no evento acompanhado do Deputado Estadual Delegado Christiano Xavier. Na ocasião, o prefeito agradeceu aos profissionais da Educação pelo excelente trabalho prestado e reforçou que o município está tomando todas as providências necessárias para que a escola seja um lugar seguro para todos. Também estiveram presentes, o secretário Municipal de Educação Ocimar Carmo, o responsável pelo Centro de Educação Integral Integrada Jonatan Pierry Rocha, professores e funcionários da pasta.
A palestra contou com a participação de estudantes matriculados na Escola Municipal Edwar Lima e na Escola Municipal Luisa Rosália Diniz Kentish. O objetivo do evento foi conscientizar os jovens sobre os perigos do uso de drogas e da violência escolar, além de orientá-los sobre como proceder em caso de situações de risco.