Inicio » Notícias » Parceria entre o Executivo e a Fundação de Arte de Ouro Preto irá restaurar bens artísticos luzienses

Parceria entre o Executivo e a Fundação de Arte de Ouro Preto irá restaurar bens artísticos luzienses

28 de outubro de 2021

Na quarta-feira (27), o presidente da FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto, Jefferson da Fonseca, esteve em visita técnica a Santa Luzia com o intuito de aprofundar o reconhecimento de todo o acervo artístico e dos bens tombados da cidade. À tarde, acompanhado pelo superintendente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Marco Aurélio Fonseca, ele visitou as dependências do Mosteiro Nossa Senhora de Macaúbas, onde foi atenciosamente recebido pela Madre Maria Imaculada de Jesus Óstia e pelas demais irmãs concepcionistas que ali vivem.

A visita foi mais uma etapa da concretização de um convênio em formato inédito no estado: a parceria entre a Prefeitura de Santa Luzia e a FAOP, órgão estadual, visando o restauro e manutenção do acervo artístico e dos bens tombados luzienses e, ainda, a realização de cursos de capacitação à população da cidade para o ensinamento de um novo ofício. Uma vez capacitados, os alunos deverão participar das obras de restauro.

 

As tratativas para a cooperação entre as duas entidades começaram em junho deste ano por iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Luzia. A Fundação de Arte de Ouro Preto é considerada uma das únicas organizações em condições de realizar os restauros necessários, os quais devem estender-se pelo prazo de um a três anos. O convênio será assinado em breve.