Inicio » Notícias » Parceria entre Prefeitura e VLI transformará a Estaçãozinha em Museu Ferroviário

Parceria entre Prefeitura e VLI transformará a Estaçãozinha em Museu Ferroviário

10 de julho de 2023

Na tarde da segunda-feira (10), o prefeito, Pastor Sérgio, ao receber em seu gabinete representantes da VLI Logística, uma concessionária da Ferrovia Centro-Atlântica, assinou Termo de Colaboração que prevê a instituição do projeto Estação de Memória, o qual visa revitalizar a estação de Santa Luzia, mais conhecida por Estaçãozinha, e ali instalar o Museu Ferroviário, com foco na preservação do patrimônio ferroviário. Dentre os objetivos, está o de conectar a história da cidade à trajetória da ferrovia.

O projeto conta com a aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) e já está em andamento pela VLI um cronograma de ações para sua implantação. Pela parceria, uma vez concluídas as obras de revitalização, à Prefeitura caberá a manutenção do museu e a operacionalização ficará a cargo da Agência Iniciativas Cidadãs (AIC). A ideia é reunir um acervo que contenha vídeos, fotos, documentos, objetos e quaisquer outros itens que possam reconstituir a história do trem em Santa Luzia. A entrada será franca.

Segundo Gisleia Oliveira, supervisora de Relacionamento Institucional da VLI, o projeto “Preserva o patrimônio ferroviário e permite a utilização adequada da estação, que se ficar sem uso tende a deteriorar-se”. Além dela, participaram da reunião com o prefeito Willian Rafael Aquino, gerente de operações da VLI e Vinício Rodrigues, analista institucional da empresa. Pela prefeitura, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cassiano Luis Boldori, e o Assessor da pasta, Marco Aurélio Fonseca.

Outros projetos sociais da VLI em Santa Luzia incluem o “Conexão Comunidades”, em parceria com as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, que atua nas escolas, com grupos culturais nas áreas de formação e orientação e o “Novo Trilho”, voltado para coleta seletiva.