Inicio » Notícias » Polícia Militar realiza cerimônia de formatura do Proerd

Polícia Militar realiza cerimônia de formatura do Proerd

5 de dezembro de 2019

Programa de resistência às drogas tem parceria da Prefeitura e é voltado para alunos do 5º ano

Hoje foi dia de Proerd! Aconteceu nesta quinta-feira (5), a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar (Proerd), na Igreja São João Batista, bairro Nossa Senhora das Graças. Cerca de 1.200 alunos de escolas do município participaram da cerimônia que encerra o curso, realizado ao longo do semestre nas dependências das escolas participantes.


A proposta do programa é combater o consumo de substâncias entorpecentes na sociedade. O Prefeito Delegado Christiano Xavier falou sobre a importância das atividades. “Esses ensinamentos devem ser levados com os alunos, para serem multiplicadores”, destacou.

A Prefeitura é parceira do projeto. Das 11 escolas participantes, sete são municipais. Bárbara Lemos de Almeida Ferreira é mãe de Iuri, aluno da Escola Municipal Jacinta Enéias Orzil. Ela afirma que o projeto promoveu transformações em seu filho. “Foi muito bom. Além das informações de prevenção às drogas, o projeto ainda instrui em muitas áreas e serve de incentivo para os alunos irem à escola”, disse.


Na cerimônia realizada no primeiro semestre, o comandante da 3° Região da Polícia Militar, Coronel Antônio Balsa, afirmou que a proposta era ampliar o programa neste segundo semestre, o que de fato aconteceu. O aumento foi de quase 100%, passando de 650 para 1.200 alunos. “Esse é o projeto mais caro da Polícia Militar. Com ele, tiramos das drogas milhares de jovens e adolescentes”, afirmou o Coronel Balsa.

O programa é voltado para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. Onze escolas foram contempladas neste semestre, sendo elas as escolas municipais Maria José de Brito, Lúcia Viana Paiva, Dulce Viana de Assis Moreira, Edwar Lima, Maria das Graças Teixeira Braga, Jaime Avelar e Jacinta Enéas Orzil e as estaduais Gervásio Lara, Lafayete Gonçalves, Padre João de Santo Antônio e Senador Bernardo Monteiro.


Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o Proerd fornece aos jovens estratégias adequadas para resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção. E como incentivo, os alunos que produzem as melhores redações durante o as atividades, são premiados com bicicletas doadas por parceiros do projeto.