Em uma visita realizada na manhã da sexta-feira (22) à unidade avançada do Corpo de Bombeiros instalada na cidade, nas dependências do Ginásio Poliesportivo, representantes do Executivo luziense deram o primeiro passo para a futura transformação do atual posto avançado em um pelotão completo da instituição militar. Com isso o número de efetivo quase dobrará, dos atuais 18 homens para 30 militares. Também aumentará o número de viaturas disponíveis para o atendimento à população: hoje está em serviço apenas um caminhão autobomba-tanque-salvamento, e com a mudança chegariam mais uma caminhonete e uma unidade de resgate (van para funcionar como ambulância).
“Essa evolução nos permitirá dobrar o número de ocorrências atendidas por dia”, comemorou o Cte. da 2º Cia. Operacional, responsável pelo posto, Cap. Ranier Francisco da Costa. Hoje, são atendidas pela unidade cerca de dez ocorrências/dia. Para que essa transformação ocorra, são necessárias algumas melhorias na edificação. E é aí que a Prefeitura atuará, enviando em breve ao local uma equipe de engenheiros, da Secretaria Municipal de Obras, para que sejam avaliados prazos e custos.
As obras a ser realizadas são relativamente poucas, mas farão uma grande diferença: criação de uma rampa de acesso no Rio das Velhas, da qual possam ser lançadas embarcações de resgate em caso de alagamentos, instalação de um portão eletrônico para aumentar a segurança da unidade, instalação de uma cobertura no estacionamento, instalação de cortinas nas janelas e revitalização da pintura.
As modificações beneficiarão, também, os profissionais que atuam na Defesa Civil, cuja sede funciona no mesmo prédio.