Na manhã desta quarta-feira (5), o prefeito Pastor Sérgio recebeu representantes de veículos de comunicação para falar sobre a atual situação do município e as soluções tomadas após o cumprimento da decisão judicial em março de 2023, que culminou na exoneração de cerca de 1.500 profissionais contratados, em especial das secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania.
O prefeito reiterou que os serviços estão sendo prestados sem prejuízo para a população e que os profissionais aprovados em concursos pré-existentes, como na área da Educação, estão sendo nomeados dentro do prazo legal estipulado nessas situações. Além disso, estão em andamento e sendo elaborados processos seletivos simplificados e concursos públicos. Sobre outras reivindicações dos profissionais da área da Educação, o prefeito ainda reforçou que uma comissão foi formada para atender aos servidores e que todos os itens serão avaliados de forma técnica e jurídica para que todos os direitos sejam garantidos.
Outro assunto levantado foi a respeito das iniciativas tomadas pelo município para o enfrentamento à dengue. Segundo a secretária municipal de Saúde, Nádia Duarte, diversas ações estão sendo desenvolvidas desde o mês de novembro de 2022. “Estamos com uma operação ‘pente fino’, em que estamos fazendo um mutirão de limpeza em região com maior índice de casos confirmados, recolhendo utensílios inservíveis que possam acumular água”, explicou. Na questão assistencial, a secretária ainda destacou a contratação de novos profissionais para os serviços de emergência e a criação de uma tenda exclusiva para atendimento a pacientes com sintomas de dengue.
Diversos outros assuntos foram abordados durante a entrevista, que teve como objetivo garantir a transparência nos atos do Executivo luziense.