A Prefeitura de Santa Luzia por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciou, na manhã desta segunda-feira (6), o início dos trabalhos de restauração estrutural do Solar Teixeira da Costa, erguido em meados do século XVIII e que, com forros do tipo gamela e pinturas decorativas de elementos florais, é uma das construções com as mais ricas ornamentações do período colonial encontradas no estado. Com esse ato, fica dada a largada para a futura abertura ao público do tão aguardado Museu Histórico Aurélio Dolabella, que funcionará no imóvel.
O projeto de restauro foi aprovado pelas esferas de proteção Iphan (federal), Iepha – MG (estadual) e pelo Município de Santa Luzia e realizado pela equipe técnica da Prefeitura, com o apoio da Secretaria municipal de Obras. A restauração será feita em três etapas, com previsão de conclusão para o final de 2024/início de 2025. As obras de conservação, restauração e adequação serão de suma importância para a construção e preservação da memória coletiva e individual dos luzienses, visto que a proposta é devolver à população um bem cultural, promovedor de cultura e memórias históricas.
Outros equipamentos públicos que passarão por intervenções de restauro
Solar da Baronesa: possui projeto emergencial de escoramento concluído, aguardando, somente, a aprovação do Iepha-MG e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) para execução. Atualmente a edificação encontra-se fechada por determinação do Ministério Público.
Teatro Rural de Taquaraçu: recebeu revisão em seu projeto, atendendo às solicitações da comunidade local. Após definido o aumento do raio de proteção/tombamento, o projeto será executado.
Fazenda Boa Esperança (casa sede): o projeto de restauração arquitetônica está sob gestão da equipe técnica da Secult. Será concluído no início de fevereiro de 2022 e sediará o Museu da Cozinha Mineira, fruto da parceria entre município e estado.
Estação Ferroviária de Santa Luzia: o projeto encontra-se finalizado e em processo de elaboração do plano básico para licitação, previsto para o início de 2022.