Inicio » Notícias » Prefeitura dá mais um passo para a implantação da coleta seletiva no município

Prefeitura dá mais um passo para a implantação da coleta seletiva no município

9 de junho de 2022

Representantes da prefeitura de Santa Luzia realizaram nesta quinta-feira (9), uma visita técnica ao Centro de Reciclagem na cidade de Lagoa Santa. A finalidade do encontro foi conhecer o funcionamento do espaço, as práticas utilizadas no local e troca de experiências, para que seja implantada a Central de Reciclagem no município. Santa Luzia já adota práticas da coleta seletiva, por meio do recolhimento de resíduos recicláveis nos 7 Ecopontos espalhados por toda a cidade e muros ecológicos construídos nas Escolas Municipais. Outro passo importante também já foi finalizado, a formação da Associação de Catadores de Recicláveis de Santa Luzia, a ASCALUZ.

A coleta seletiva de materiais recicláveis proporcionará o desenvolvimento da cidade, promoverá a geração de emprego e renda, além de incentivar ações sustentáveis, um dos pilares da administração municipal. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, os procedimentos para a implantação do centro de reciclagem no município estão em estágio avançado. “Já fomentamos a criação da Associação dos coletores de recicláveis, que é o primeiro passo. Estamos agora em fase de locação do galpão para sediar o centro de reciclagem e a compra dos equipamentos necessários para o funcionamento já estão em fase de licitação”, informou o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento , Wagner Silva da Conceição.

A intenção do município é promover a consciência da importância da coleta seletiva e incentivar a população a realizar a separação dos materiais que podem ser reciclados, bem como papel, papelão, vidro, plástico, metal, alumínio, entre outros. A iniciativa colabora com o meio ambiente, diminuindo a quantidade de resíduos que são depositados diariamente nos aterros, dando a destinação correta a este material. Em conjunto com as estratégias de instalação do galpão de reciclagem, o município também estuda a coleta seletiva porta a porta em todos os bairros, facilitando o descarte destes materiais.

Participaram da visita técnica em Lagoa Santa, representantes das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Governo, Obras, Desenvolvimento Social e Cidadania e Administração, além de funcionários dos departamentos relacionados ao projeto.