Inicio » Notícias » Prefeitura de Santa Luzia por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo encaminha parceria de cooperação técnica com a Fundação de Arte de Ouro Preto (MG)

Prefeitura de Santa Luzia por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo encaminha parceria de cooperação técnica com a Fundação de Arte de Ouro Preto (MG)

12 de julho de 2021

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia (MG) realizou entre os dias 08 e 10/07 visita técnica a Ouro Preto, ocasião das celebrações dos 310 anos da cidade histórica mineira.

Representando a Prefeitura de Santa Luzia, a secretária Joana Coelho e equipe se reuniram com o presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Jefferson Fonseca, para darem prosseguimento às tratativas de cooperação técnica entre as instituições e municípios no que diz respeito à conservação e restauração das peças do Museu Histórico Aurélio Dolabella (Casa de Cultura). 

“O formato desta parceria é de total interesse para nós. Santa Luzia tem muito a ganhar, assim como a FAOP. Estamos entusiasmados e, em breve, faremos uma visita técnica à cidade para desenharmos juntos os próximos passos deste convênio”, concluiu o gestor da fundação ouropretana.

Durante a estadia em Ouro Preto, Joana Coelho, secretária de Cultura e Turismo; Marco Aurélio Fonseca, superintendente e historiador; Maria Clara Assis, coordenadora de Patrimônio Cultural; Giuliana Castiglioni, arqueóloga; e Matheus Meira, assessor de gabinete da Secult Santa Luzia, foram guiados pelos laboratórios de capacitação, restauro e conservação – nos três prédios da instituição – por Gabriela Rangel, professora e diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade; e Rachel Falcão, coordenadora e professora Núcleo de Arte e Ofício da  FAOP. Na ocasião, foram apresentadas as modalidades de cursos ofertados, cargas horárias e grades curriculares, assim como as técnicas, ferramentas e processos de restauração.

Para Joana Coelho, as reuniões e parcerias firmadas em Ouro Preto são de suma importância para a preservação do patrimônio cultural luziense. “Teremos a oportunidade de desenvolver localmente as competências e práticas de restauro e conservação. Com este convênio encaminhado, Santa Luzia terá autonomia para cuidar de sua própria história e das cidades no entorno. Mais que um avanço técnico, é o momento para despertar na população o senso de pertencimento”, enfatizou a secretária municipal.

Prefeitura e Secretaria de Turismo

Recebidos pelo prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo, e por Rodrigo Câmara, secretário de Turismo, a delegação luziense realizou visita guiada por ambos à Casa Gonzaga, momento em que foram introduzidos às exposições de Ceschiatti e Dois Capelistas. Gestão patrimonial e curadoria de bens culturais deram o tom do encontro.

“Ao receber a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em Ouro Preto, renovo a minha saudação cordial a Santa Luzia e ao povo luziense; trabalhemos juntos”, afirmou o gestor municipal.

Nas próximas semanas a Prefeitura de Santa Luzia e a Secult SL irão receber os gestores da prefeitura e fundação de Ouro Preto para darem prosseguimento ao projeto de capacitação e restauração do acervo municipal.