Cadastro Permanente da Cadeia Produtiva da Arte, Cultura e Turismo continua disponível para preenchimento; banco de dados será elaborado por meio de mapeamento
E foi com este pôr do sol que foi encerrado, na tarde de ontem (03/05), o prazo das inscrições do edital de chamamento público para o “Festival Viva Luzia”. Lançado no dia 18 de março e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em 24/03, a iniciativa da Prefeitura de Santa Luzia em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo teve como objetivo acolher a classe artística luziense e fomentar a produção cultura local.
“Estou deslumbrado enquanto artista. Particularmente, nunca havia visto a prefeitura trabalhar tanto em prol do artista luziense. Enxergo no Viva Luzia uma oportunidade ímpar no que diz respeito à valorização e revelação de artistas; somos muitos”, ressaltou o poeta e escritor Adalberto Nicolau.
A proposta, alusiva aos 329 anos da cidade mineira, convocará artistas ou grupos culturais para apresentação, performance e ocupação dos equipamentos públicos do município ao longo de 2021. O “Festival Viva Luzia” será promovido no formato online e viabilizado com orçamento próprio (100 mil reais) da Prefeitura de Santa Luzia; ao longo do segundo semestre deste ano, um calendário de eventos será elaborado para apresentação dos artistas. Todos os selecionados – Pessoas Físicas ou Jurídicas, de direito público ou privado, naturais e ou domiciliada/sediada no município – serão devidamente remunerados.
Edital
Tendo em vista o tempo estipulado pelos órgãos competentes no que diz respeito ao processamento de alguns documentos (ex: Certidão Negativa de Débitos/Certificado de Regularidade do FGTS) solicitados na primeira etapa do edital, informamos que a não apresentação dos mesmos por meio físico (válido somente para aqueles que protocolaram as propostas dentro do prazo estipulado no edital) não implicará na desclassificação da(s) proposta(s).
No momento oportuno, a SECULT Santa Luzia fará contato por meio dos canais oficiais da pasta (e-mail e ou whatsapp) com os proponentes enquadrados neste perfil.
Projeto SECULT Itinerante em números
Em prol da segurança (no intuito de evitar aglomeração) e do bem-estar da população artística, cultural e do turismo luziense, a SECULT Itinerante (ônibus da cultura) percorreu em quatro dias mais de 200 quilômetros. Foram oito localidades: Praças da Juventude, Savassi, Getúlio Vargas, Bom Destino, Capela do Rosário, Teatro São Francisco, Capela Santo Antônio e Prefeitura (Frimisa). Ao todo, 80 cadastros permanentes e propostas foram enviadas à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia até às 17h do dia 03/05.
“O edital Viva Luzia reaproximou a comunidade artística da prefeitura; há muito tempo não havia esta interface. Todo o processo de inscrição foi extremamente gratificante; respeito mútuo e colaboração entre as partes. Estamos na expectativa para as apresentações e ansiosos para que novos editais possam ser divulgados”, analisou Giuliana Castiglioni, arqueóloga da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia.
Vale ressaltar que o “Cadastro Permanente da Cadeia Produtiva da Arte, Cultura e Turismo” segue disponível para preenchimento e tem como propósito o mapeamento do ecossistema cultural e turístico para formação de um banco de dados municipal.