
A Prefeitura de Santa Luzia, por meio do departamento de saúde mental está disponibilizando o cartão de conscientização autista no município. A iniciativa é possível graças a lei 10.408/00 que preconiza o atendimento prioritário para portadores do autismo. O objetivo do cartão é a conscientização da condição de autista e com ele será possível dar agilidade aos atendimentos, diminuindo a burocracia e facilitando o acesso às instituições administrativas públicas e privadas.
“Devemos evitar o constrangimento e a demora no atendimento de todos os portadores do Transtorno do Espectro Autista – TEA, evitando o seu desgaste psicológico e o dos acompanhantes. Estamos entrando em contato com as mães cadastradas no setor para que elas compareçam ao CAPS Infantil e façam a retirada do cartão”, explica a coordenadora da Saúde Mental em Santa Luzia, Adenisia Araújo.

Para Silvia de Fátima, mãe de uma criança autista, o cartão vai ter muita utilidade. “Isso vai ser uma identidade para nossos filhos. O autismo não apresenta sintomas e não tem aparência, passamos por muitas dificuldades quando precisamos usar serviços públicos e privados. As pessoas não respeitam. O cartão vai ajudar muitas mães que necessitam de utilizar vários serviços no município”, explica. ”O autista é muito discriminado. Quando vamos a hospitais, por exemplo, é essencial que se tenha a prioridade”, conta Aguida Patrícia, que tem dois filhos autistas.

Os cartões estão disponíveis para todos os pacientes cadastrados no CAPS Infantil. Para retirada da carteirinha, basta comparecer ao CAPS Infantil, que fica na Fazenda Boa Esperança, munidos de uma foto 3×4 do paciente. O atendimento no departamento funciona de segunda a sexta feira das 08 às 17 horas. O endereço é Rua José Silvino Teixeira de Melo, 200 – bairro Boa Esperança.
