O período chuvoso vem se aproximando e a Prefeitura de Santa Luzia já está trabalhando para que todos os setores estejam preparados para atenderem a população da cidade. Na tarde desta sexta-feira (28), o prefeito Pastor Sérgio anunciou o Plano Municipal de Contingência para o período chuvoso. As ações já foram iniciadas e têm como objetivo diminuir os impactos causados pelas chuvas no município. O plano conta com a participação de todas as secretarias da Prefeitura.
Capacitações, obras de contenção e drenagem, campanhas voltadas para áreas de risco, monitoramento e avisos meteorológicos são algumas das iniciativas que vêm sendo tomadas pelo Executivo. “Nossa principal preocupação é diminuir os danos causados pelas chuvas e garantir que a população afetada tenha uma resposta rápida e eficaz e que receba todo amparo necessário da Administração Municipal”, destaca o prefeito Pastor Sérgio.
Um alerta muito importante para a população é que evitem fazer o descarte irregular de materiais como restos de construção e outros, destinando os resíduos para os ecopontos criados pela Prefeitura. Essa atitude é importante, pois os entulhos acabam poluindo os córregos e entupindo bueiros, um dos principais motivos para os alagamentos. Em casos de emergência, ligue (31) 3641-5215 e 199.
Veja a seguir as principais ações que estão sendo desenvolvidas e planejadas:
DEFESA CIVIL MUNICIPAL
– Ação itinerante nas áreas de risco e escolas com campanhas em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social;
– Monitoramento do Rio das Velhas e emissão de alertas meteorológicas;
– Capacitação de agentes e de aproximadamente 75 voluntários;
– Aquisição de materiais e produtos para trabalho desenvolvido pelos agentes;
– Parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual e de outros municípios e com órgãos de apoio;
SUPERINTENDÊNCIA DE TRÂNSITO E GUARDA CIVIL MUNICIPAL
– Criação de escalas especiais;
– Aquisição de viaturas equipadas com materiais de salvamento e isolamento;
– Em casos necessários, promover o fechamento de vias;
– Reforço no Centro de Monitoramento com atenções voltadas para as áreas de risco;
– Parceria com aplicativos Easy para orientações aos motoristas;
– Efetivo das equipes da GCM e sinalização nos dois lados da Ponte Velha;
– Equipes de prontidão para prestação de socorro à população.
SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS
– Limpeza intensa de bocas de lobo, (já em andamento);
– Limpeza e desassoreamento dos córregos da cidade (Córrego Baronesa, Córrego das Lajes, Córrego do Palmital – Praça da Savassi, Córrego do São Cosme, Córrego da Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, Córrego da Avenida Senhor do Bonfim, Canal do Cristina);
– Limpeza do Rio das Velhas, nas proximidades Ponte Velha;
– Obras de microdrenagem em diversos pontos da cidade;
– Obras de contenção para evitar erosão de vias;
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA
– Capacitação da equipe de trabalho e aquisição de insumos para auxiliar famílias que possam ser acometidas por fortes chuvas;
– Aquisição de produtos de higiene e limpeza que serão organizados em kits (já em fase de licitação);
– Aquisição de cestas básicas e colchões em número adequado (já concluída);
– Criação de grupo de discussão interno, responsável pela elaboração de documentos a serem utilizados no cadastramento futuro de possíveis famílias;
– Ampliação do acesso ao auxílio funeral, ao modificar a renda per capta de 1/4 para meio salário mínimo;
– Treinamento de servidores junto a Defesa Civil Municipal e Estadual;
– Apoio à Defesa Civil Municipal na organização e definição de futuros abrigos públicos;
– Distribuição, no mês de outubro, de um recurso financeiro para aproximadamente 500 famílias que estão em áreas de risco de enchente, o que possibilita aos beneficiários que executem ações de prevenção para futuras calamidades.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
– Mapeamento de pacientes vulneráveis (acamados, idosos e com necessidades especiais) moradores de áreas de risco;
– Vacinação contra tétano e hepatites durante todo período chuvoso;
– Campanhas educativas e orientações para comerciantes e população em geral, em parceria com a Defesa Civil Municipal;
– Disponibilização para recolhimento de animais peçonhentos;
– Remanejamento de pessoal para atender necessidades que surgirem nas regiões afetadas;
– Em caso de enchentes, identificação das condições sanitárias dos abrigos, verificando o acondicionamento de alimentos e qualidade da água;
– Em caso de enchentes, entrega de hipoclorito para desinfecção dos ambientes;
– Em caso de enchentes, análise da água para consumo em áreas atingidas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
– Supressão de árvores, para evitar queda durante o período chuvoso;
– Manutenção das estradas vicinais (na zona rural), com patrolamento, para facilitar a mobilidade.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
– Disponibilização de toda frota escolar e equipe de manutenção da educação;
– Disponibilização de insumos e alimentos para lanches, refeições e afins, tendo como preâmbulo o marco regulatório vigente;
– Listagem de escolas municipais que poderão servir de abrigos temporários, caso seja necessário.
ENDEREÇOS DOS ECOPONTOS:
– Frimisa – Av. VIII, ao lado da E. M. Dagmar Barbosa, Carreira Comprida
– Boa Esperança – Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho, s/nº, no Horto Florestal
– Conjunto Cristina – Av. Yolanda Teixeira da Costa, s/nº, no campo do Colorado
– Palmital setor 7 – Rua Senhora do Perpétuo Socorro, s/nº
– Palmital – Av. Etelvino Souza Lima, ao lado do campo do Rio Verde
– São Benedito – Rua Itamarati, esquina com Av. Sr. do Bonfim
Conj. Palmital/São Benedito – R. Estefânia Sales Sotero, próximo à E. M. Profa. Sueli Lima de Melo