Devido às chuvas constantes que têm caído em Santa Luzia e na região metropolitana, o prefeito Pastor Sérgio acompanhou na tarde desta terça-feira (20) o monitoramento realizado no Rio das Velhas pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal. A ação é contínua neste período de chuvas intensas e tem como objetivo verificar o volume das águas do Rio das Velhas e orientar a população que reside em áreas de maior possibilidade de alagamentos.
O trabalho vem sendo desenvolvido durante todo período chuvoso e conta com a parceria, além da Defesa Civil, de outras secretarias municipais, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Segundo o Tenente Lucas Inácio, responsável pelo Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Santa Luzia, a medida é preventiva e realizada durante todo expediente do órgão, de 24h. “Estamos fazendo o monitoramento do Rio das Velhas e dos bairros próximos à calha do rio. Então, neste período chuvoso, de tempo em tempo, dependendo da quantidade de chuva, deslocamos até os bairros e até onde tem a régua para monitoramento do nível do rio”, explica.
Esse levantamento constante é base para verificar as condições do Rio das Velhas e alertar a população quanto à necessidade, se houver, de deixar seus imóveis e procurarem um local seguro. Entre outras ações, foi criado recentemente um grupo no aplicativo Whatsapp, para divulgar dados relevantes sobre as chuvas no município. A iniciativa permite que informações oficiais sejam repassadas à população. O grupo está disponível no link https://bit.ly/3hAtB5b e somente administradores podem enviar mensagens.
Além disso, foi montado o Plano Municipal de Contingência para o período chuvoso que detalha todas as ações que já vêm sendo executadas pela Administração Municipal e aquelas que deverão ser iniciadas caso o Rio das Velhas ultrapasse a altura de 5 metros, quando já sinaliza o início do alagamento.