Inicio » Notícias » Prefeitura e Polícia Militar preparam integração de sistema de câmeras de vigilância

Prefeitura e Polícia Militar preparam integração de sistema de câmeras de vigilância

14 de julho de 2022

Em reunião realizada na manhã da quinta-feira (14), na sede do Executivo luziense, representantes da Prefeitura e da Polícia Militar de Minas Gerais discutiram o projeto de integração das câmeras modelo LPR (License Plate Recognition ou Reconhecimento Automático de Placas de Veículos), da Prefeitura, com o Sistema Helius, de monitoramento de vias e logradouros, da Polícia Militar. O Sistema Hélios é um software que captura, via câmeras de segurança, os caracteres das placas de veículos e os envia à central de monitoramento.

Com esta união de tecnologias, veículos com quaisquer irregularidades – como queixa de furtou ou roubo ou, ainda, uma ordem de prisão em aberto contra o proprietário – que adentrarem nos limites do município, serão imediatamente identificados e a Polícia Militar será automaticamente alertada.

“É uma integração entre a cidade e o estado, por meio da PM, que reforçará a sensação de segurança pública e a redução dos crimes em Santa Luzia”, disse o comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, sediado na cidade, Tte-Cel. Rubens Valério de Souza. O projeto prevê a utilização de várias câmeras, em diversos pontos do município e, com as tratativas estando avanças, deverá ser implementado em breve.

“Isso representa um avanço na segurança de Santa Luzia, que vai ganhar um novo sistema de monitoramento”, comemorou o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte de Santa Luzia, Cel. Walter Anselmo Simões Rocha. Opinião semelhante foi manifestada pelo prefeito, Pastor Sérgio: “Santa Luzia é uma das pioneiras nesta parceria com a Polícia Militar, que vai melhorar a entrega de serviços na área da segurança pública em nossa cidade”.

Para breve, também, deverá entrar em funcionamento uma ampliação de todo esse sistema, com a entrada de câmeras acopladas aos radares que serão instalados no município.