A Prefeitura de Santa Luzia encerrou, nesta quinta-feira (30), no Terminal do Move São Benedito, as ações da Campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Durante a ação, foram abordadas cerca de 1000 pessoas, sendo em sua maioria homens.
Na ocasião, foram distribuídos folhetos informativos sobre a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. Também foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial, vacinação de Covid-19, testes rápidos e distribuição de preservativos.
O evento contou com a participação de uma enfermeira e um médico da Prefeitura de Santa Luzia, que orientaram a população sobre como funciona o fluxo de solicitação dos exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), relacionados ao rastreio e diagnóstico do câncer de próstata. Além disso, uma equipe multiprofissional e-Multi, composta por nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e educador físico também esteve presente para orientar a população sobre a importância de hábitos saudáveis para a prevenção do câncer e outras doenças.
A ação foi uma oportunidade para atender os moradores da cidade que trabalham durante o dia e não conseguem comparecer a uma UBS em dias de semana. É importante que os homens estejam atentos à saúde e façam os exames preventivos regularmente. A recomendação para realização do exame de toque é a partir dos 50 anos de idade, caso o paciente não tenha histórico familiar. Pessoas com histórico familiar ou exame PSA alterado, a recomendação dos urologistas mudam conforme o acompanhamento dos exames. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil. A doença é curável se diagnosticada precocemente.