Inicio » Notícias » Prefeitura entrega mais 14 novos leitos de enfermaria e 9 de cuidados intermediários, elevando o total para 85 exclusivos para Covid

Prefeitura entrega mais 14 novos leitos de enfermaria e 9 de cuidados intermediários, elevando o total para 85 exclusivos para Covid

18 de janeiro de 2021

Com os novos leitos ocupação atual da enfermaria cai de 60% para 44% e aumenta o número de leitos disponíveis para pacientes luzienses e provenientes das cidades vizinhas

Na tarde da segunda-feira (18), foram entregues à população de Santa Luzia 23 novos leitos no recém-restaurado Hospital São João de Deus. Destes, 14 são de enfermaria e outros 9 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), um estágio de observação no qual os leitos contam com respiradores e monitores, para pacientes que deixam a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) antes de serem acomodados nas enfermarias. A UCI é utilizada ainda por pacientes que estão entrando em estado crítico. Com a entrega, Santa Luzia passa a ter UCI, o que ajuda a prevenir que a situação dos pacientes se agrave.

Agora, portanto, a cidade – que já atendia pacientes vindos de outros municípios da RMBH – fica ainda mais preparada para receber estes casos. “É o momento de aumentar a capacidade de atendimento em face da crescente demanda. Estamos respondendo às exigências da pandemia”, disse o prefeito, Delegado Christiano Xavier, que compareceu ao ato de entrega na companhia do vice, Pastor Sérgio, e de dois visitantes que vieram prestigiar o evento: o prefeito de Taquaraçu de Minas, Marcílio Bezerra, e seu secretário da Saúde, Célio Marcolino da Fonseca. “Achei que ficou tudo muito bom, moderno. Os municípios vizinhos agradecem”, disse Bezerra. Chega a 13 o número de cidades que enviam pacientes a Santa Luzia.

“Mesmo com a chegada da vacinação, precisamos estar a cada dia melhor preparados em nosso plano de contingência à proliferação da Covid-19. Aos poucos, estamos ampliando nossa capilaridade de atendimento”, disse a secretária municipal da Saúde, Nádia Tomé.

A partir de agora, o São João de Deus conta com a seguinte configuração: 2 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, entregues recentemente, totalizando 12 de UTI; 64 leitos de enfermaria, com os 14 entregues hoje que somaram-se aos 50 já existentes e 9 leitos de UCI, sendo que 5 entram em operação imediatamente e 4 ficarão de reserva para serem acionados em caso de necessidade. O número de profissionais da saúde atuando na casa é de cerca de 170.

“Mesmo com a vacina, ainda esperamos aumento na demanda”, esclarece o diretor técnico do hospital, Paulo de Tarso Auais. “Os números mudam do dia para a noite. Hoje, estamos com 28 pacientes na enfermaria, o que representa, com os novos leitos,  44% de sua ocupação, e 11 na UTI, o que equivale a uma ocupação de 92%”, concluiu.