Inicio » Notícias » Prefeitura inaugura a terceira feira livre regularizada do município, no bairro Baronesa

Prefeitura inaugura a terceira feira livre regularizada do município, no bairro Baronesa

15 de outubro de 2021

A Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, inaugurou, no último dia 10, domingo, a nova feira livre do bairro Baronesa, a qual funcionará com 41 barracas e atenderá as populações dos bairros Baronesa, Londrina, Chácaras, Luxemburgo e cercanias. A nova feira será montada todos os domingos, das 8h às 14h, na Rua Europa, no trecho compreendido entre as ruas Japão e Itália, próximo ao supermercado BH. É a terceira feira livre regularizada no município, de um total previsto de cinco.

As barracas ali têm dimensões entre 2,0m x 1,2m e 3m x 3m, dependendo do setor a que pertencem: alimentação, vestuário, artesanato ou produtos da roça. A criação da nova feira foi possível graças ao empenho de moradores do local, os quais se mobilizaram, desde 19 de agosto, para atender aos requisitos do edital, que quando foi lançado já tinha quase todas as vagas preenchidas.

Na quinta-feira, dia 14, foram abertas as inscrições para os interessados em montar uma barraca na futura feira do bairro Bom Destino. As inscrições irão até o dia 27 de outubro para 20 vagas disponíveis. Para esta feira, graças a uma parceria com a Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, a qual doou 14 barracas, somente 6 dos vencedores do edital terão de comprar as suas. As vagas são destinadas a munícipes de baixa renda, com preferência para os que morem no bairro. Esta feira é muito aguardada, uma vez que há anos o Bom Destino encontra-se sem feira livre.

Também a tradicional feira do Palmital, que atualmente funciona de forma precária, está em vias de ter sua situação regularizada, o que deve ocorrer em breve. Hoje, a Prefeitura arca com 100% dos custos de água e energia elétrica das barracas. A partir de janeiro, os feirantes terão de contribuir, a uma taxa de 12 UFM/semestre/m2 (atualmente o valor da UFM é de R$ 6,18), para ajudar a municipalidade a pagar tais despesas e outras, como as decorrentes de fechamento de ruas e locação de banheiros químicos.

Além destas três, já estão regularizadas e com vagas disponíveis as feiras da Estaçãozinha/Praça Getúlio Vargas, no Centro e da Juventude, na Praça da Juventude, no bairro Cristina.