Inicio » Notícias » Prefeitura inaugura Escola Integral

Prefeitura inaugura Escola Integral

23 de outubro de 2018


Um dos projetos do plano de governo do Prefeito Delegado Christiano Xavier acaba de virar realidade. Foi inaugurado, na tarde desta terça-feira (23), o Projeto Escola Integral, na Escola Municipal Dom Pedro II, localizada no povoado de Taquaracu de Baixo. A inauguração contou com a presença do prefeito e de seu vice Pastor Sérgio, do Secretário Municipal de Educação, Ermelindo Martins Caetano e outros secretários municipais, da Promotora de Justiça Paula Lino, do presidente da OAB de Santa Luzia, Francisco Gabrich, vereadores luzienses e a comunidade local.
A escola foi toda reformada para receber o projeto. As melhorias foram feitas pelas equipes da Secretaria de Educação e da própria escola. “Quero agradecer a todos vocês que acreditaram e tiveram a coragem de estar conosco nesse projeto. O financeiro não é tudo. Basta ter força de vontade. Não tivemos recursos, mas hoje esse projeto é real. Nós conseguimos”, disse emocionado o secretário.
“Esse é mais um cumprimento de uma das nossas propostas de governo, que é a escola em tempo integral. O projeto vai ocupar a cabeça e o tempo das crianças não só com atividades curriculares, mas também com arte, com cultura, esporte e lazer. Temos aqui um dos únicos teatros de curral do mundo. Vamos valorizar a cultura local e oferecer uma educação de maior qualidade para as crianças. Esse é um projeto piloto, mas nossa expectativa é expandir para outras escolas a partir do próximo ano”, destacou o prefeito Christiano Xavier.
Os alunos desenvolverão as atividades no contraturno escolar, com um currículo diferenciado envolvendo Esporte e Lazer, Orientações de Estudos Pedagógicos (com aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática), Educação Ambiental e História das Comunidades Tradicionais. “Uma de nossas aulas será o teatro, resgatando a cultura e todas as tradições locais da comunidade”, garantiu a diretora da escola, Adriana Pires. “Estamos muito felizes e honrados em receber esse projeto, que será um diferencial na vida dessas crianças”, completou.
A costureira Anália Celeste é mãe da aluna Ana Lara, de 9 anos. Para ela, o projeto irá trazer grandes benefícios para toda comunidade. “Eu morava em Belo Horizonte e lá tinha a escola integral. Quando soube que iria inaugurar aqui fiquei muito feliz. Além das atividades escolares, os alunos terão outros aprendizados. Isso é ótimo e as mães estão adorando”, finalizou Anália
Um dos objetivos do projeto é intervir no processo de ensino aprendizagem, para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município. O projeto conta com a parceria da EMATER, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, entre outras.