Instalação conclui primeira fase do projeto piloto, que faz parte do Programa Santa Luzia Sustentável
O futuro das próximas gerações depende das ações que tomamos nos dias de hoje. E foi com esse objetivo que foi criado pela Prefeitura o Programa Santa Luzia Sustentável, que já desenvolveu diversas ações no município. Na tarde desta terça-feira (30), mais uma dessas ações foi concluída: o projeto piloto Muro Ecológico, que propõe o recolhimento de materiais recicláveis através de buracos feitos nos muros das escolas e que caem em compartimentos apropriados. Nesta tarde, foi inaugurada a instalação do muro nas escolas municipais Santa Luzia, no bairro Nossa Senhora das Graças e Maria José de Brito Carvalho, no bairro São Cosme.
A proposta é que inicialmente sejam instalados os muros em cinco escolas. Na última semana foram inaugurados os muros nas escolas Sueli Lima de Mello e Edwar Lima, ambas no bairro Palmital e na Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga, situada no bairro São Benedito. “Numa primeira leva, instalaremos o muro ecológico em cinco escolas, mas nossa intenção é ampliar o projeto para todas as escolas municipais. Trata-se de uma iniciativa que também tem valor educacional, ao levar aos alunos o conhecimento da Educação Ambiental”, explicou o secretário de Educação, Ermelindo Martins Caetano.
A proposta está inserida no Programa Municipal Santa Luzia Sustentável que possibilitou pela 1ª vez na história, o recebimento mensal de repasses do ICMS Ecológico. Também são ações do programa:
– Inauguração da Patrulha Ambiental e Rural, com a entrega à GCM de duas viaturas;
– Instalação da 1ª base do Corpo de Bombeiros na cidade (nos anexos do Ginásio Poliesportivo);
– Ampliação do projeto Horta nas Escolas;
– Implantação de lixeiras na cidade;
– Reabertura do Horto Florestal;
– Fechamento do lixão;
– Implantação de 7 Ecopontos Municipais; – Projeto cata pilhas, entre outros.
Para o diretor da Escola Municipal Maria José de Brito Carvalho, essa implantação é um grande ganho. “Ele dialoga com a disciplina de educação ambiental, que já trabalhamos com os alunos. É uma oportunidade de colocarem em prática tudo que ensinamos em teoria e uma forma de fortalecer as práticas sociais diárias”. Mylene Sarah, diretora da Escola Santa Luzia concorda: “É uma excelente iniciativa que vem ampliar um projeto que nós já desenvolvemos em nossa escola”, frisou.