Hospital Municipal agora conta com rede de atenção à saúde da mulher, que também engloba biópsia e encaminhamento para casos positivos de câncer de mama
Na semana em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, a Prefeitura de Santa Luzia inaugurou, nesta quinta-feira (12), o serviço de mamografia no município. Com isso, as luzienses têm acesso a uma rede completa de cuidados com a saúde da mulher, que vai desde o exame, até a biopsia em casos suspeitos e encaminhamento para tratamento, quando o diagnóstico for positivo.
Desde 2015, quando foi fechado o Centro Viva Vida (serviço do Estado que realizava os exames na cidade), para fazer o exame era necessário ir até Belo Horizonte. O equipamento esteve desde então desmontado e sem manutenção, mas agora passou por um processo de restauro e está instalado no Hospital Madalena Parrillo Calixto, onde os exames podem ser feitos, encurtando o prazo para diagnóstico e garantindo a sobrevida das pacientes, que poderão ter um resultado imediato.
“É um serviço fundamental para a população, pois conseguimos fazer o rastreio do câncer de mama, de lesões não palpáveis principalmente, que é quando a paciente vai ter oportunidade de ter um diagnóstico precoce, o que modifica totalmente o tratamento e o prognóstico dessa mulher. Além de ser um avanço para a saúde na cidade”, disse a médica Cláudia Pereira Guimarães.
Para a administradora Jaqueline Martins, esse cuidado fez falta. “O maior benefício é que as mulheres podem descobrir precocemente um tumor ou nódulo e tratar, diferente do que aconteceu comigo. Na época em que descobri o câncer não tinha o mamógrafo na cidade e eu esperei muito tempo para começar o meu tratamento, o que o tornou muito difícil”, conta.
A orientação do Ministério da Saúde é que a cada dois anos, mulheres na faixa etária de cobertura (de 50 a 69 anos) façam o exame, que também é indicado para pacientes abaixo dessa idade que apresentem casos suspeitos. O encaminhamento deve ser feito via unidade de saúde ou pela médica mastologista da rede.
Mais uma novidade que deve ser iniciada em breve são os atendimentos com médicos ginecologistas nas unidades de saúde do município. O que irá garantir a saúde das mulheres luzienses e mais qualidade de vida para toda a população.