“Um grande marco para a história do nosso bairro.” Foi assim que a acadêmica de medicina, Deisiane Caroline Vitor definiu a inauguração realizada nesta quinta-feira (2), pela Prefeitura de Santa Luzia, da unidade de saúde de apoio, na comunidade Várzea dos Crioulos.
A unidade está funcionando em um espaço cedido pela Igreja de São Sebastião. Semanalmente, sempre às quintas-feiras, os pacientes da região poderão fazer atendimentos médicos, com acesso a grupos operativos (para hipertensão, diabetes e tabagismo), pré-natal, campanhas de vacinação, atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) – que conta com profissionais como fisioterapeuta, educador físico, psicólogo entre outros.
A comunidade fica a 12km do bairro Bonanza, onde anteriormente os moradores eram atendidos. O trajeto era feito de diversas maneiras, até mesmo a pé, como conta o lavrador Moacir Guilherme Fernandes. “Íamos a pé, a cavalo. De todo jeito”, lembra. Agora, com a nova unidade, ele acredita que irá melhorar a qualidade de vida que quem mora no local. “São mais de 20 anos correndo atrás da abertura dessa unidade”, lembra.
Deisiane concorda. “Antes era muito complicado, porque muitos moradores têm dificuldade de acesso, até porque o ônibus passa apenas duas vezes ao dia. Também era comum as pessoas não procurarem atendimento médico exatamente pela dificuldade de acesso. A abertura do posto vai facilitar muito, principalmente a vida das pessoas mais idosas. Esse é acontecimento histórico e muito marcante para os moradores. Só temos que agradecer.”
“Essa é uma das estratégias de logística pensadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Nosso objetivo é trazer mais dignidade e humanidade para a população”, finaliza o prefeito Delegado Christiano Xavier.