Inicio » Notícias » Prefeitura inicia implantação de peças de mosaico produzidas por moradores de Santa Luzia na Ponte Velha

Prefeitura inicia implantação de peças de mosaico produzidas por moradores de Santa Luzia na Ponte Velha

30 de novembro de 2021

A Ponte Velha, situada sobre o Rio das Velhas, começou a ser enfeitada nesta terça-feira (30), com as peças de mosaico produzidas nas oficinas de artesanato ofertadas pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo. Os objetos produzidos pelos alunos, todos moradores da cidade, tem como finalidade embelezar diversos pontos do município. Nesta primeira etapa do projeto, os alunos produziram peixes em mosaicos, em alusão ao Rio das Velhas, cenário onde as peças começaram a ser instaladas.

Os objetos produzidos estão sendo instalados nas partes internas da Ponte Velha e a intenção da Prefeitura é que, em uma nova fase do projeto, outros pontos da cidade recebam novas peças decorativas. De acordo com a artista e artesã Elizabete Rosa Soares, que proferiu as oficinas e está fazendo a montagem das peças no local, no próximo ano serão ofertadas novas oficinas, que tem como proposta a produção de mais peças para embelezar outros pontos da cidade, além de proporcionar um novo ofício e gerar emprego e renda para os participantes.

“Nossa maior riqueza é fazer com que esse projeto contribua para a cidade e com os participantes, pois estamos decorando a Ponte Velha com os objetos produzidos pelos alunos, que também tem a oportunidade de aprender um novo ofício e gerar renda através dessas produções. Despertamos com essas ações o sentimento de pertencimento”, explicou.

O cabeleireiro José Santiago da Silva participou das oficinas e está atuando como voluntário no assentamento das peças. “Eu gosto muito de arte. Participar deste trabalho é uma oportunidade que eu tenho de contribuir com a cidade, pois no momento estou desempregado e fico muito tempo ocioso. Estou feliz por ver meu trabalho estampado neste importante espaço da cidade”, disse.

A primeira oficina foi realizada através de parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio de indicação de usuários dos serviços do CRAS São Benedito e CREAS em situação de vulnerabilidade e hipossuficiência, que tem habilidade com trabalhos manuais. Também participaram das oficinas alunos das atividades da melhor idade.