Inicio » Notícias » Prefeitura inicia implantação de projeto com oficinas de mosaico que tem como objetivo a produção de peças decorativas que enfeitarão diversos cantos da cidade

Prefeitura inicia implantação de projeto com oficinas de mosaico que tem como objetivo a produção de peças decorativas que enfeitarão diversos cantos da cidade

24 de novembro de 2021

Primeiro local contemplado será a ponte velha que receberá a decoração nos lados internos

A prefeitura de Santa Luzia, por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo iniciou a implantação de oficinas de mosaico na cidade. As oficinas são gratuitas e direcionadas aos luzienses interessados em aprender um novo ofício e contribuir para a decoração de diversos pontos da cidade. A ação tem como objetivo a produção de peças decorativas que são feitas com desenhos que se constroem pela união de pequenas peças coloridas, que podem ser de vidro, pedra ou de outro material, assentadas com cola ou cimento para formar um desenho sobre alguma superfície, geralmente um piso, parede ou teto. As peças produzidas pelos oficineiros serão utilizadas para decorar, inicialmente as partes internas da ponte da velha, em seguida, o projeto será estendido para outros locais da cidade.

As oficinas são ofertadas estão sendo realizadas em dois dias: na terça-feira (23) e na quarta-feira (24). Ao todo 20 alunos participam das oficinas, sendo 10 a cada dia, para evitar aglomerações. O projeto está sendo realizado na sede da melhor da idade, espaço recém reformado pela Prefeitura, situado no bairro Cristina.

De acordo com Elizabete Rosa Soares, professora de artesanato, o objetivo de produzir as peças decorativas é proporcionar aos participantes a oportunidade de aprender um novo ofício, além da contribuição para a decoração da cidade. “Temos como finalidade proporcionar aos munícipes o conhecimento sobre a arte do mosaico e através disso gerar emprego e renda para eles, além de usarmos as peças produzidas para enfeitar a cidade”, explica. Aluna da oficina, a dona de casa Valéria de Cássia, moradora do bairro Cristina A, está gostando das atividades. “Muito bom, interessante e importante. A oficina ajuda a desenvolver e nos proporciona novos aprendizados, sempre tive interesse em conhecer as técnicas do mosaico e agora tive a oportunidade de praticar. Estou muito satisfeita”, conclui.

Dona Iza Gandra, coordenadora da sede da terceira idade, parabeniza a iniciativa e se sente feliz por poder contribuir para a construção de novos aprendizados. “É muito gratificante poder participar deste processo, cedendo o espaço para a realização desta oficina, que é muito importante para toda comunidade”, contou.