Proposta é revitalizar áreas verdes e outros espaços públicos da cidade

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, deu início ao Projeto Bosque Urbano, que prevê a revitalização de áreas verdes e outros espaços públicos, através do plantio de mudas de árvores nativas. A primeira área verde arborizada foi a Mata do Raul, no bairro Cristina. Foram plantadas 200 mudas de espécies nativas, como ipê-amarelo, ipê-rosa, angico, paineira, aroeira e guapuruvu. Foram plantadas também frutíferas nativas, como jatobá, goiaba e pitanga.
As mudas utilizadas são provenientes de compensações ambientais e produção do Horto Florestal. Além da recuperação de áreas degradadas, o objetivo do Projeto Bosque Urbano é contribuir para melhoria da qualidade de vida da população, por meio dos benefícios da arborização urbana. Os bolsões de mata nativa melhoram a qualidade do ar, o conforto térmico, além de servir de abrigo e oferecer alimentos para a fauna local.
Além do plantio, o setor de Paisagismo, da Secretaria de Meio Ambiente, instalou ao longo da calçada da Mata do Raul bancos e lixeiras. O próximo local a ser contemplado com o plantio de mudas é a área verde, na Av. Frimisa, no bairro Carreira Comprida.