A Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia a disponibilidade da vacinação contra o HPV em todas as Unidades Básicas de Saúde para indivíduos que sofreram violência sexual que possuem idade entre 9 e 45 anos, e ainda não tenham recebido a imunização contra esta doença.
Atualmente, a vacina contra o HPV é disponibilizada para grupos específicos, como imunocomprometidos, pacientes que passaram por transplante de órgãos sólidos ou de medula óssea, indivíduos em tratamento oncológico, pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos devido a doenças ou tratamentos com medicamentos imunossupressores, bem como aqueles vivendo com HIV. Além destes grupos, a vacina também é oferecida ao público com idade entre 9 e 14 anos.
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível que está associada ao surgimento de verrugas anogenitais e ao desenvolvimento de câncer em áreas como o colo do útero, vulva, entre outros. A vacina HPV quadrivalente, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra os principais tipos do vírus: 6, 11, 16 e 18, prevenindo assim as complicações mais graves desta enfermidade.
Os horários de vacinação no município variam de acordo com o funcionamento de cada Unidade Básica de Saúde. Nas unidades que operam das 7h às 19h, a vacinação ocorre das 9h às 17h. Para as unidades em funcionamento das 8h às 17h, as salas de vacinação permanecerão abertas das 9h às 16h30. A vacina também está disponível aos sábados das 8h às 12h, na Unidade de Saúde Caribe que fica na Rua Pará de Minas, 2333 no bairro São Benedito e na UBS São Geraldo, localizada na Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho, 773, bairro Camelos.