
Esta época do ano exige um maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos. Por isso, a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria de Controle em Zoonoses orienta a população sobre a adoção de hábitos simples para prevenir acidentes.
Normalmente encontrados em ambientes escuros, os escorpiões preferem locais úmidos e com pouca movimentação. Uma maneira eficiente de evitar o aparecimento destes animais é impedir o acúmulo de entulhos, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento. No ambiente urbano, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.
Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção, e nas atividades de jardinagem.
Em caso de acidente, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde o mais rápido possível, para avaliação médica. Uma recomendação bastante importante é, se possível, levar o animal causador do acidente junto ao serviço de saúde, ou ao menos uma foto do peçonhento, para auxiliar no diagnóstico clínico. A Secretaria de Saúde orienta ainda, que caso o morador seja picado, deverá procurar imediatamente a unidade básica de saúde mais próxima para atendimento. Se possível, capturar o animal com cuidado e colocar em um recipiente seguro como uma garrafa, por exemplo, e levá-lo até a unidade de saúde para identificação.
Caso encontre algum escorpião em sua residência, o morador pode entrar em contato com a Zoonoses que irá fazer o recolhimento do animal e enviá-lo para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED/MG) para análise.