Inicio » Notícias » Prefeitura participa de audiência pública sobre intervenção ambiental no bairro Boa Esperança

Prefeitura participa de audiência pública sobre intervenção ambiental no bairro Boa Esperança

23 de setembro de 2025

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, participou, na tarde desta terça-feira (23), de audiência pública realizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA) para discutir a intervenção em Área de Preservação Permanente (APP) necessária à implantação do novo terminal Sede do Move, no bairro Boa Esperança. O encontro atendeu ao artigo 158, § 7º da Lei Orgânica do Município, que determina a realização de audiência pública para novos projetos, e contou com a presença do secretário municipal da pasta, Vicente de Paula Rodrigues. Segundo o CODEMA, a intervenção é considerada de baixo impacto ambiental.

Durante a reunião, o morador João Bosco Gabrich Giovannini destacou que a audiência poderia ter sido mais divulgada. O secretário esclareceu que foi cumprido o prazo regimental de sete dias para a convocação e reforçou que outras oportunidades de participação estão previstas. A próxima reunião do CODEMA já está marcada para o dia 8 de outubro, no auditório da Prefeitura, quando a intervenção em área de APP será votada.

O novo terminal do Move na Sede será construído em área de 20 mil m², na Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho, ao lado do Horto Florestal Municipal. O equipamento terá capacidade para atender cerca de 22 mil pessoas por dia, operando 70 novos ônibus, com linhas direta e semidireta para Belo Horizonte. A obra, realizada em parceria com o Governo de Minas Gerais e com apoio de emenda parlamentar, trará mais agilidade no deslocamento para a capital e beneficiará também usuários de municípios vizinhos, como Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas.