Visando organizar a atividade dos feirantes do município, a Prefeitura de Santa Luzia realizou em seu auditório principal na tarde da 5ª-feira (12), por iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Sustentabilidade, a 1ª Feira de Capacitação de Feirantes, que foi apresentada em três etapas.
Abrindo o evento, os coordenadores de feiras livres Eliel Lopes de Oliveira (Léo Groove) e Michelle Fonseca Jácome esclareceram os cerca de 60 feirantes presentes acerca das modificações introduzidas pelo Chamamento Público 007/2019. “Tínhamos duas feiras na cidade, a da Praça Getúlio Vargas e a da Praça da Juventude. No entanto elas funcionavam em caráter precário, sem o aval da Prefeitura”, explicou Léo, que concluiu: “Agora isso será corrigido: estas duas serão reestruturadas e uma terceira passará a funcionar, a feira de São Benedito”.
A segunda palestra da tarde foi proferida pelo proprietário da empresa Ketal Brasil Consultoria & Escola de Negócios, de Lagoa Santa, Robson Rodrigues Ferreira, convidado especialmente para o evento. “Vamos ajudá-los a entender o que podem vir a fazer em relação ao que já fazem hoje. Quais são os seus diferenciais”, disse o empresário, que abordou ainda temas como a transformação de ideias em oportunidades e técnicas para atração de novos clientes, dentre outros.
Por fim, a terceira palestra foi apresentada por dois representantes da Vigilância Sanitária da Prefeitura, a dentista Walderez Drumond, diretora do departamento, e Carlos Lanza, fiscal sanitário. Nesta parte do encontro foram apresentados temas básicos relativos às boas práticas, como a correta manipulação de alimentos, acondicionamento de produtos, prazos de validade etc.
A composição do evento refletiu a composição do Conselho Fiscalizador das Feiras Livres da cidade, composto pela Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Sustentabilidade; pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e pelo Departamento de Vigilância Sanitária. Em Santa Luzia, as inscrições para novos feirantes encontram-se abertas por tempo indeterminado, até que as vagas disponíveis sejam preenchidas.