Primeira etapa ocorre em bairros com maior número de casos notificados de dengue e chikungunya
Entre os meses de março e abril, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando algumas ações de combate ao Aedes aegypti nos bairros que apresentam a maior incidência de casos notificados de doenças transmitidas pelo mosquito. O levantamento dos bairros e o cronograma das ações já estão sendo planejados e serão divulgados em breve.
Durante a ação está sendo realizado um “pente fino” pelos agentes de combate às endemias, identificando os criadouros do mosquito que deverão ser eliminados, com o intuito de diminuir a propagação dos insetos. A secretaria reforça que para que a ação seja feita, é necessário que a população permita a entrada dos agentes em suas residências. Eles deverão se identificar aos moradores.
Para eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela é fundamental que os moradores não deixem água parada, limpem sempre os bebedouros dos animais, retirem água empoçada de pneus, garrafas e outras embalagens e mantenham os reservatórios de água (caixas d’água, tambores etc.) devidamente tampados. Todas essas medidas simples são importantes para evitar a propagação das doenças. Faça sua parte, colabore!