Inicio » Notícias » Prefeitura promove capacitação para atendimento a pessoas autistas

Prefeitura promove capacitação para atendimento a pessoas autistas

5 de abril de 2024

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promoveu nesta quinta-feira (4), no auditório da Guarda Civil Municipal da cidade, na Praça Getúlio Vargas uma formação destinada à equipe administrativa da pasta, bem como a outros órgãos. A formação teve como foco a otimização do atendimento às pessoas autistas. O evento, dividido em dois períodos, manhã e tarde, visou garantir a participação de todos os técnicos administrativos.

A ação contou com a presença da palestrante Liliane Cristina Marques, coordenadora do grupo TEA Santa Luzia, que abordou o tema de forma didática, esclarecendo dúvidas dos participantes. Além disso, a psicóloga Sheina Campos, coordenadora do Centro de Atendimento Multidisciplinar da Educação Inclusiva – CEAMEI da Prefeitura de Santa Luzia, explicou como é o funcionamento do serviço no município. O CEAMEI tem como objetivo principal o tratamento e a reabilitação dos estudantes inseridos na rede municipal de ensino, contando com profissionais como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e psicopedagogos.

Uma novidade importante anunciada é que todas as famílias que possuem pessoas autistas já podem solicitar a Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – Ciptea. A iniciativa atende as diretrizes da lei 14.626 de 19 de julho de 2023, que preconiza atendimento prioritário a esse público. Para solicitar a carteirinha, os interessados devem acessar o site: www.cidadao.mg.gov.br, clicar em Desenvolvimento Social e seguir todos os passos, além de submeter os documentos solicitados na plataforma.

A Ciptea é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas da saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento.