Com intuito de capacitar supervisores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta terça-feira (23), uma formação com a temática de Alfabetização, Letramento e Avaliação. O evento aconteceu no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, no Centro Histórico e contou com a presença de cerca de 90 profissionais.
A convidada para a formação foi a palestrante da FTD Educação, a professora, consultora e psicopegagoda Vânia Lúcia Paiva Vieira, que trabalhou com alfabetização ao longo de 24 anos. Durante sua fala, a palestrante falou sobre suas experiências e os métodos de alfabetização e letramento utilizados. “O melhor método para alfabetizar é aquele que você domina”, enfatizou durante sua fala.
Uma das principais preocupações da rede municipal de ensino luziense é a defasagem no aprendizado, em especial na alfabetização, em decorrência do período de maior isolamento durante a pandemia, quando as escolas ficaram fechadas. “70% dos estudantes que estão no 3º ano não estão alfabetizados, principalmente entre as famílias mais pobres”, destacou Vânia.
Segundo a Superintendente de Ação Pedagógica, Cleusa Santos, a iniciativa atende a solicitações dos próprios profissionais, que buscam uma formação na temática, devido às dificuldades no processo de alfabetização, em especial neste período de pós-pandemia. “É um processo muito complexo e muitos supervisores e professores encontram dificuldades de desenvolver estratégias Pedagógicas adequadas e eficientes. Precisamos discutir os processos de aprendizagens. Então esse é um momento muito importante”, destacou.
Vale ressaltar que capacitações para os profissionais da rede municipal de ensino acontecem de forma frequente, sempre buscando atender as necessidades dos profissionais e dos estudantes atendidos nas escolas municipais de Santa Luzia.