Inicio » Notícias » Prefeitura promove capacitação sobre boas práticas no manuseio de medicamentos, alimentação e higiene

Prefeitura promove capacitação sobre boas práticas no manuseio de medicamentos, alimentação e higiene

26 de outubro de 2021

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu na manhã da segunda-feira (25) em parceria com a Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária), uma capacitação sobre manuseio de medicamentos, alimentação e higiene no contexto institucional.

A ação realizada no auditório da creche irmã Fabíola (Frimisa), teve como objetivo, qualificar as instituições de acolhimento e comunidades terapêuticas acerca das exigências inerentes as normas de vigilância sanitária. Aproximar a vigilância sanitária das instituições para que juntas possam fomentar a qualificação das mesmas, não sendo portanto o órgão apenas um agente fiscalizador

Estiveram presentes gestores de instituições de longa permanência e comunidades terapêuticas (participantes do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas e Conselho Municipal do Idoso), juntamente com suas equipes de trabalho para se capacitarem e se regularizarem em atenção às normas sanitárias.

No campo da alimentação foram abordados os temas:

*Manipulação dos alimentos.
*Higienização dos equipamentos e utensílios.
*Higienização dos manipuladores.
*Recepção e controle de mercadorias.
*Armazenamento dos alimentos.
*Preparo dos Alimentos.
*Resfriamento dos alimentos.

No campo do manuseio de administração medicamentos foram abordados os temas:

*Riscos
*Identificação
*Restrições
*Normas técnicas
*Dispensação ao paciente correta
*Descarte correto de medicamento.
*Perigo da auto medicação.
*O que fazer no caso de intoxicação.

Um dos participantes, Jonatas Almeida (Instituição Jericó) ressaltou que está há 16 anos executando esse trabalho na cidade e nunca antes recebeu de forma tão clara e esclarecedora essas diretrizes, sendo a alimentação e a medicação, as áreas mais difíceis dentro de qualquer instituição.

Já Aline Dufan (Instituição Ebenézer) citou que “através da capacitação, o papel da vigilância sanitária em nossos serviços pôde ser ressignificado, criando um espaço de diálogo, empatia, orientação e esclarecimentos”.