Inicio » Notícias » Prefeitura promove “Dia D” com mutirão de limpeza contra a dengue em 11 bairros da cidade

Prefeitura promove “Dia D” com mutirão de limpeza contra a dengue em 11 bairros da cidade

24 de fevereiro de 2024

Mais de 10 equipes nas ruas. Este sábado (24) foi marcado por centenas de servidores da Prefeitura mobilizados em diversas ruas de 11 bairros para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses como chucungunya e zika vírus. A ação, que contou com a participação de profissionais de diversas secretarias municipais faz parte do “Dia D” de combate à dengue.

Os trabalhos foram realizados nos bairros Pinhões, Rosarinha, Padre Miguel, Frimisa, região do Córrego das Calçadas, Baronesa, Palmital, Duquesa I, Duquesa II, Londrina e Asteca, onde há maior incidência de casos. Além do mutirão de limpeza, com o recolhimento de objetos inservíveis que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito, equipes da Gerência de Fiscalização de Obras e Posturas vistoriaram lotes vagos com objetivo de notificar os proprietários para a necessidade de limpeza.

Morador do bairro Palmital, Modesto Nunes aprovou a iniciativa. “Com o aumento da dengue a gente está vendo que a Prefeitura está empenhada em fazer a parte dela. Agora nós moradores temos que fazer a nossa parte, senão não adianta”, disse. O morador do bairro Duquesa II, Miguel Arcanjo de Souza concorda. “É bom demais. Na minha família, meu filho, eu e minha esposa tivemos dengue. Graças a Deus já estamos melhorando. Essa ação é muito importante”, frisou.

Além dos serviços realizados neste sábado, diversas ações vêm sendo feitas pela Prefeitura. Na última quarta-feira (21) foi realizada uma reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses (instituído pelo Decreto Municipal Nº4.289/24 ). Da reunião, ficou estabelecido que serão implantadas imediatamente novas estratégias intersetoriais para intensificar o combate aos focos do mosquito, seus ovos e larvas, além das que já estão sendo realizadas: Operação Pente-Fino em casas e quintais, fiscalização de lotes vagos, mutirões para coleta de materiais inservíveis que possam tornar-se criadouro para larvas, borrifações em pontos críticos, ampliação das instalações de ovitrampas (armadilhas para as fêmeas do inseto), ações de bloqueio e intensificação das ações de comunicação. Outras iniciativas são a oferta de hidratação hidrovenosa (não apenas oral) e a distribuição de medicamentos em todas as 26 unidades Atenção Primária da rede municipal de Saúde.

Vale ressaltar que as borrifações só podem ser realizadas em dias de tempo seco, já que a chuva acaba “lavando” o quintal e inutilizando a ação do inseticida.