Inicio » Notícias » Prefeitura promove evento de conscientização no Dia Mundial de Combate à Aids

Prefeitura promove evento de conscientização no Dia Mundial de Combate à Aids

1 de dezembro de 2023

Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids e a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Hospital Municipal Madalena Parrilo Calixto e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu uma ação para conscientização da sociedade, nesta sexta-feira (1º). Prestigiaram o evento a primeira-dama do Município, Pastora Chenia Costa, a diretora do Hospital Municipal, Roberta Murta, os vereadores Wander Carvalho e Henry Santos e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento foi realizado em duas etapas. A primeira aconteceu no período da manhã, na recepção do Pronto Atendimento do Hospital Municipal e contou com palestras do médico infectologista Dr. João Gentilini, que explicou aos presentes sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), sobre as formas de prevenção, a evolução no tratamento de pacientes com HIV, a importância da testagem e o diagnóstico precoce; e da psicóloga Eva Esteves Nunes, que falou sobre o preconceito acerca das ISTs, e a importância do apoio às pessoas que testam positivo para essas doenças.

Já no período da tarde, uma blitz educativa foi montada na Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, com a distribuição de preservativos, autotestes de HIV, cartilhas educativas e ainda a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C e vacinação contra a covid-19.

Em Santa Luzia, cerca de 1.200 pessoas são atendidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento, que funciona dentro do Hospital Municipal Madalena Parrilo Calixto e oferta testes rápidos; tratamento e acompanhamento médico e psicológico a pacientes com infecções sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites B e C; oferta PREP que são os medicamentos de profilaxia para prevenção contra o HIV; ações em eventos, empresas e instituições com palestras e realização de testes rápidos; entre outros.

Para acessar o serviço basta procurar o local das 8h às 17h, ou ser encaminhado por uma unidade básica de saúde da cidade.