Os usuários do transporte público de Santa Luzia que realizam o embarque e desembarque pelo Terminal do Move no São Benedito estão tendo a oportunidade de acesso a diversos serviços ofertados pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde.
A ação está sendo realizada nesta quarta-feira (1) em prol do Dia Mundial de Luta contra a AIDS e tem como objetivo fazer uma mobilização e prestar atendimento para as pessoas que trabalham durante o dia e não dispõe de tempo para ir às Unidades Básicas de Saúde. Equipes da Prefeitura estarão no Terminal até as 20h realizando testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, vacinação contra a Hepatite B e covid 19 e distribuição de preservativos.
O Dia Mundial de Combate à AIDS é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. O HIV, geralmente é transmitido por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitido por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos cortantes. O motorista Sebastião Ferreira fez os testes rápidos ofertados no local para verificar como está sua saúde. Ele elogiou a iniciativa. “Isso aqui é ótimo, é uma maneira de aproximar os serviços da população que não tem tempo de ir aos postos de saúde. Eu moro aqui perto e achei excelente”, parabenizou.
A doméstica Dirce Ribeiro estava voltando do trabalho. Quando soube da ação aproveitou a oportunidade para colocar o esquema vacinal em dia, pois já estava na hora de tomar a dose de reforço contra a covid-19. “Maravilhoso! Essa iniciativa é ótima, chego tarde do serviço e não tenho tempo de ir no posto de saúde. Esta ação é muito importante para todos nós”, explicou.
Todos os serviços ofertados no Terminal do Move estão disponíveis para toda a população nos postos de saúde da cidade. Em caso de positivo em qualquer um dos testes realizados na estação do Move, é feito o encaminhamento para tratamento imediato. A AIDS é uma doença que não possui cura, portanto, é necessária uma proteção eficiente contra ela. O Dia Mundial de Combate à doença, tem como objetivo chamar a atenção sobre esse problema, desde sua prevenção até o tratamento, e eliminar todas as formas de preconceito.