Em face da iminência da volta às aulas, no dia 4 de fevereiro, a Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo nos dias 29 e 30 de janeiro, a capacitação dos gestores escolares para o ano letivo de 2020. No primeiro dia, quarta-feira, lotando o auditório principal, havia mais de 120 educadores, entre diretores, vices, coordenadores e supervisores, que ouviram do Secretário Municipal da Educação, Ermelindo Martins Caetano, a listagem de várias diretrizes a serem observadas para o desempenho de suas funções em sintonia com os objetivos e metas da secretaria.
A começar pela necessidade de um rigoroso exame, seguido de monitoração, das condições dos prédios públicos das escolas e UMEIs da cidade após os danos causados pelas fortes chuvas que assolaram a região, bem como o acompanhamento da situação dos alunos cujas famílias foram atingidas. “É essencial que nesta hora o gestor esteja presente e seja parceiro”, enfatizou o secretário, que concluiu: “sempre observando as normas e obrigações vigentes”.
Outros temas abordados na manhã da quarta-feira foram: o relacionamento da Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e o Ministério da Educação, a convocação dos concursados (prevista para a próxima semana), a posse dos novos concursados, a 1ª chamada do Processo Seletivo Simplificado (já publicada) e pontos importantes da administração.
Fizeram parte das considerações do secretário, ainda, vários dos aspectos próprios da área escolar, como: obras, patrimônio, merenda, educação especial, conselhos, arquivos, transporte, eventos, calendário e verbas.
Para o segundo dia, quinta-feira (30), está programada uma palestra com a procuradora-geral do município, Dra. Patrícia Natália Elias, e a presença do prefeito, delegado Christiano Xavier, que deverá discorrer sobre políticas de pessoal e anunciar um aumento de 12,84% para os profissionais da Educação.