A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo orientações e capacitações durante o mês de junho sobre a doença conhecida como mão-pé-boca. A doença é causada pelo vírus Coxsakie e geralmente afeta crianças de até cinco anos. A Secretaria de Saúde busca fornecer informações sobre os sintomas principais e medidas de prevenção. Palestras estão sendo ministradas em escolas municipais, creches e Unidades Básicas de Saúde em todo o município, em resposta ao aumento no número de casos da doença.
Os sintomas do mão-pé-boca incluem o surgimento de pequenas feridas avermelhadas na boca, mãos e pés (podendo também ocorrer nas nádegas e região genital), febre alta, dor de garganta, mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia. Para prevenir a infecção, recomenda-se que, em caso de contágio, os responsáveis mantenham a criança em casa, em repouso, desinfetem brinquedos, móveis e objetos usados pela criança e orientem as crianças a lavarem as mãos regularmente.
Além disso, é importante incentivar a ingestão de líquidos e alimentos pastosos, evitar o contato próximo (beijos, abraços, compartilhamento de talheres e copos) com pessoas infectadas, limitar a exposição de crianças doentes, mantendo-as afastadas da escola ou creche até a melhora dos sintomas, manter um ambiente higiênico e bem ventilado em espaços fechados, descartar fraldas e lenços de limpeza adequadamente em latas de lixo fechadas, e não compartilhar mamadeiras, talheres ou copos.
Caso a criança apresente sintomas, é recomendado procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação e tratamento adequados.