Pela primeira vez o município participa de programa que oferta a oportunidade do primeiro emprego.
Em cerimônia realizada no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, na tarde desta terça-feira (31), a prefeitura de Santa Luzia recebeu 60 novos jovens aprendizes, entre 14 e 22anos, que prestarão serviços em diversas repartições da administração municipal. É a primeira vez que o município participa do programa Acessuas, ofertando aos jovens luzienses, a oportunidade do primeiro emprego, por meio do projeto Jovem Aprendiz.
A iniciativa tem como objetivo principal promover o acesso da população em situação de vulnerabilidade social a cursos de qualificação profissional, objetivando a geração de emprego e renda. Os jovens irão cumprir aulas teóricas de auxiliar administrativo no Divina Providência e, atividades práticas no Executivo Municipal. Após uma entrevista que irá acontecer essa semana, os jovens serão direcionados de acordo com suas aptidões. Todos participantes do programa são residentes de Santa Luzia, sendo que, em sua maioria, foram selecionados através do Programa.
O projeto é fruto da parceria do executivo municipal com a Associação Divina Providência e, da citada entidade com a MRV Engenharia, empresa responsável por custear o programa que não terá nenhum ônus para o Executivo Municipal. Para os jovens contemplados pelo Programa a nova oportunidade de trabalho representa o primeiro emprego, uma oportunidade para o aprendizado, desenvolvimento pessoa, profissional, aquisição de novas habilidades convivência social e melhora nas relações humanas.
Na ocasião, foi assinado o Acordo de Cooperação entre o Município e o Divina Providência, sendo o processo todo regido pela Lei Federal 13.019 e acompanhado pela Procuradoria Municipal.