Santa Luzia é o primeiro município do país a contar com o serviço de ATER Pública Governamental
A Prefeitura de Santa Luzia recebeu na última quarta-feira (6), durante as comemorações do 75º aniversário da Emater e do Dia Nacional do Extensionista Rural, a homenagem “Parceiro Destaque” da EMATER-MG, por ser o primeiro município do Brasil a contar com o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER pública governamental. A cerimônia de premiação foi realizada no Tauá Resort Caeté, tendo como representante da Prefeitura o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Wagner Silva da Conceição, acompanhado do coordenador de Apoio ao Produtor Rural, Aguinaldo Campos da Costa.
O serviço ATER é desenvolvido no município pela EMATER-MG, através de convênio com a Prefeitura, e tem como objetivo melhorar a produtividade, a renda e a qualidade de vida dos agricultores familiares e demais produtores rurais da cidade. O serviço surgiu no Brasil em 1948 com a fundação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Minas Gerais (Acar-MG), que, em 1975, se transformou na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
Além dos serviços da EMATER, o Município oferece aos produtores rurais apoio técnico, por meio de servidores próprios (técnico agrícola e engenheiro agrônomo), e auxílio material, através de máquinas e implementos agrícolas.