Inicio » Notícias » Primeiro encontro do projeto “Estação de Memórias” reúne moradores da cidade

Primeiro encontro do projeto “Estação de Memórias” reúne moradores da cidade

24 de maio de 2023

Uma conversa cheia de memórias. Foi assim o primeiro encontro para apresentação do projeto “Estação de Memórias”, que aconteceu na tarde desta terça-feira (23), no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida com um “café com prosa”. O projeto é uma iniciativa da VLI Logística, que tem o apoio da Agência de Iniciativas Cidadãs e da Prefeitura de Santa Luzia.

Neste primeiro encontro, moradores da cidade forma convidados para conhecerem o projeto e compartilharem suas memórias sobre o trem de ferro no município. A partir deste primeiro encontro serão realizadas pesquisas, mobilizações e oficinas junto à comunidade local, que culminarão em uma exposição sobre a memória ferroviária e como as histórias da cidade e da ferroviária se encontram. Cidades como Matozinhos (MG), Cachoeira (BA) e Divinópolis (MG) já receberam o projeto.

O trem chegou à Santa Luzia há 130 anos, quando a Estação Ferroviária foi inaugurada em 1893. A partir daí, toda região do bairro se desenvolveu a partir do trem e do comércio que nascia por ali. Uma das etapas do projeto, a exposição, ficará aberta no antigo prédio da estação, que será restaurado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O projeto prevê a restauração de todo conjunto que reúne cerca de 2km. A primeira etapa contemplará as edificações: estação, plataforma, galpão e caixas d’água.

“Esse projeto significa o resgate da memória dessas pessoas que tiveram contato diretamente com a ferrovia, a estação e o trem. Essa memória significa hoje para a cidade uma demonstração dessa importância das pessoas que ali conviveram e tiveram esse contato diretamente, mas que nos impulsiona a olhar para a estação não como algo parado, mas como algo que pode ser o movimento que precisamos para caminhar daqui para frente”, reforçou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cassiano Boldori.