A prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, realizou na manhã desta quinta-feira (6), no auditório central, o Primeiro Fórum Lixo e Cidadania do município. O evento teve como objetivo fomentar a conscientização e a participação coletiva na gestão dos resíduos sólidos, promovendo uma discussão sobre práticas e soluções sustentáveis, com a participação de membros da sociedade civil, poder público, associações não governamentais e empresas privadas. A iniciativa da promoção do fórum foi da ASCALUZ e dos coletivos: Centro Cultural Corrente do Bem, Maria Composteira e Minha Rua é um Pomar com o apoio da Prefeitura e da Cimento Nacional.
Durante o evento, o público teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos ambientais por meio de palestras que abordaram os seguintes temas: coleta seletiva solidária no município, com a apresentação dos avanços e desafios do projeto piloto implantado na cidade, ampliação da coleta seletiva para o bairro Baronesa; saberes populares para a consolidação da coleta seletiva mostrando a experiência do Centro Cultural Corrente do Bem; Debates com grupos de trabalho na elaboração de cartas de intenção para o fortalecimento da coleta seletiva e inclusão social.
Presente no evento, o Prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio, reforçou a importância deste debate e do desenvolvimento destas ações para o fortalecimento das iniciativas no município. “A cidade evoluiu muito nesse quesito. Atualmente, temos ecopontos espalhados por todos os bairros para receber o descarte correto de entulhos e outros itens, temos os muros ecológicos nas escolas, e precisamos intensificar essas ações e promover a conscientização da população para os cuidados com o meio ambiente”, destacou o prefeito.
O presidente da Ascaluz – Associação de Catadores de Material Reciclável de Santa Luzia destacou a importância de debater o tema. “A proposta deste fórum é fomentar parcerias para desenvolver ações de sustentabilidade no município, buscando parcerias na sociedade civil e no poder público em prol do meio ambiente”, informou. Agripina Vieira, uma das representantes do grupo Corrente do Bem, parabenizou a ação. “É muito importante essa discussão. É um caminho que estamos buscando para debater a destinação correta do lixo e promover a educação ambiental”, disse.
Na ocasião, os alunos da Escola Municipal Marina Vianna Castilho recitaram um poema retratando os cuidados com o meio ambiente.