Professores de Ciências do Ensino Fundamental II participaram, na última quinta-feira (2), da oficina “Conhecendo o Curso de Especialização em Educação em Ciências para Equidade”, promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia.
Os objetivos dessa ação foram apresentar o curso de pós-graduação lato sensu presencial, vivenciar algumas práticas e princípios de trabalho em grupo e conhecer os professores de ciências em exercício no município, para entender suas necessidades e esclarecer as dúvidas sobre a formação que será ofertada gratuitamente pela UFMG.
A especialização adota os princípios do Stanford Teacher Education Program (STEP), reconhecido programa de formação de educadores da Universidade de Stanford e apresenta uma proposta inovadora de ensino de ciências. Serão dez módulos presenciais como: Gestão da Sala de Aula; Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante; Trabalho em Grupo; Planejamento do Currículo; Avaliação para a Equidade e Ensino de Ciências I, II e III.
Em breve, será disponibilizado o edital que prevê 40 vagas aos profissionais que lecionam ciências em escolas públicas. As aulas iniciarão, provavelmente, em agosto e serão ministradas no Campus Pampulha da UFMG.