Na tarde da quarta-feira (18), reuniram-se no gabinete do Executivo municipal representantes da Associação dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Educação de Santa Luzia – Sinproluz; uma comissão composta por supervisores pedagógicos; professores PEB II e PEB III e auxiliares de serviços gerais; na presença do Secretário Municipal de Educação, Ocimar Carmo da Silva, para discutir questões relativas à reformulação do Plano de Carreira do Magistério.
Os representantes citados acima alegaram que a categoria não participou efetivamente das discussões para a elaboração do Plano de Carreira do Magistério, só tomando conhecimento do mesmo em meados de 2023. Neste sentido, os representantes pediram ao Executivo que não fosse encaminhado o Projeto de Lei referente ao Plano de Carreira do Magistério à Câmara Municipal.
Tendo ouvido os pleitos, a administração municipal, aceitou o pedido e propôs que fosse estabelecida uma agenda de encontros entre os envolvidos para que o assunto fosse melhor discutido e que o documento só fosse enviado à aprovação dos vereadores quando todos os pontos houvessem sido analisados e definidos de comum acordo.