Inicio » Notícias » Projeto Bombeiros nas Escolas tem aula inaugural em Santa Luzia

Projeto Bombeiros nas Escolas tem aula inaugural em Santa Luzia

13 de setembro de 2023

Estudantes luzienses iniciaram, nesta quarta-feira (13) as aulas do Projeto Bombeiros nas Escolas, que tem como objetivo levar às crianças noções sobre primeiros socorros e quais atitudes devem ser tomadas em situações de incêndio. A aula inaugural foi realizada no Centro de Educação Integral e Integrada, onde o curso será ministrado para crianças com idades entre 4 e 10 anos.

Os alunos receberão instruções sobre prevenção a acidentes domésticos e posturas adequadas para se tomar diante da ocorrência desse tipo de acidente.

Eles também serão instruídos a reconhecer placas de sinalização próprias dos sistemas preventivos das edificações, aprenderão sobre como proceder ao abandono seguro de uma edificação em caso de incêndio e, principalmente, como se portar de forma a evitar acidentes, sempre observando a importância da prevenção.

Inicialmente o projeto será voltado para alunos de cinco escolas atendidas pelo Centro de Educação Integral Integrada, que são as escolas municipais Jaime Avelar, Dulce Viana de Assis Moreira, Luisa Rosália Diniz Kentish, Etelvino de Souza Lima e Edwar Lima. Mas em breve será estendido a todas as escolas do município. A proposta é que o curso aconteça de forma contínua.

O projeto é uma das ações do convênio assinado entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Entre outras iniciativas, estão previstos treinamento de primeiros socorros para os servidores municipais, em especial nas escolas municipais e estaduais; a Brigada Orgânica, para regularização de prédios públicos; treinamento da Brigada Florestal, visto que Santa Luzia tem uma vasta área verde; entre outros.

“É uma alegria termos esse projeto social. É um dos que considero mais importante”, disse o subcomandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Leonardo. Ainda estiveram presentes no evento o comandante da 2ª Companhia Operacional, Capitão Ranier Francisco da Costa, o comandante do Pelotão dos Bombeiros em Santa Luzia, Tenente Lucas, além de vereares e o prefeito Pastor Sérgio.