A sede da Prefeitura de Santa Luzia foi palco, na quinta-feira (3), da cerimônia de comemoração de um ano da inauguração do projeto “Salvando Vidas – Carreta da Família”. A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto de Oncologia da Santa Casa de Belo Horizonte, em parceria com a Casa de Acolhida Pe. Eustáquio (CAPE) e com o apoio dos Supermercados BH, tem como objetivo a realização de exames para rastreamento oncológico, contribuindo para o diagnóstico precoce do câncer.
Ao longo de um ano, a carreta já percorreu oito municípios mineiros, realizando mais de 1.800 exames em seis expedições. Santa Luzia é a oitava cidade a receber o projeto, que já passou por Alvorada de Minas, Gouveia, Moeda, Presidente Kubitschek, Santana do Riacho, Serra Azul e Serro. Em cada local visitado, são realizados exames para a detecção de cânceres de mama, pele e pulmão, e os pacientes com achados críticos – cerca de 18% do total – são encaminhados para exames complementares e acompanhamento na rede pública ou suplementar de saúde.
Desde sua chegada a Santa Luzia, em 31 de março, a carreta já realizou mais de 190 exames nos três primeiros dias de atendimento. Com capacidade para até 80 exames diários, os atendimentos seguem até sexta-feira, 4 de abril. O serviço atende pacientes encaminhados pelas secretarias de saúde dos municípios contemplados pelo projeto. Antes da realização dos exames – que incluem mamografia, dermatoscopia e raio-x – os pacientes passam por um primeiro atendimento, onde são aferidos a pressão arterial e o nível de glicemia capilar.
Para a motorista de aplicativo Kátia Teixeira, moradora do bairro Nova Conquista, a chegada da carreta representa uma grande oportunidade. “Esse serviço é ótimo! Vai desafogar a fila… Estou esperando por um exame de mamografia há um ano e agora terei a oportunidade de realizá-lo”, comemorou.
O projeto busca aliar a capacitação de profissionais da Atenção Primária ao rastreamento oncológico, promovendo maior eficácia no diagnóstico precoce. De acordo com o coordenador da iniciativa, João Paulo Bom Tempo, o cronograma para 2025 prevê expedições todos os meses, contemplando uma ou até duas cidades por vez, dependendo do porte do município. Após Santa Luzia, a carreta segue para Desterro de Entre Rios e Entre Rios de Minas.
A cerimônia contou com a presença do provedor da Santa Casa de Belo Horizonte, Roberto Otto; da presidente do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Belo Horizonte, Kátia Rocha; do prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho; do vice-prefeito, Ilacir Bicalho; do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Gazeto; além de diretores e superintendentes da Santa Casa.