Inicio » Notícias » Reajuste tarifário para as linhas intramunicipais de Santa Luzia

Reajuste tarifário para as linhas intramunicipais de Santa Luzia

18 de janeiro de 2022

Prefeitura encaminhou no final do ano passado, dois projetos de Lei para o Legislativo Municipal, que previam a desoneração de parte da tarifa, para que o impacto no bolso dos usuários fosse menor, uma da suspensão do ISSQN por um ano e outro para o fim da TGO – Taxa de Gestão Operacional, ambos pagos pela Empresa e que fazem parte da planilha do custo da tarifa, mas não foram aprovados pela Câmara Municipal

Tendo em vista os constantes aumentos do preço do diesel, outros custos acumulados e após análise da equipe econômica e financeira da Prefeitura, Procuradoria Municipal e equipe técnica da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte foi definida a necessidade legal de conceder um ajuste tarifário de 18,09% no valor das passagens dos ônibus municipais. O ajuste implementado obedece às condições fixadas em leis e no contrato, fazendo preservar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão. O valor da passagem dos ônibus que circulam dentro do município passará de R$ 4,70 para R$ 5,50, para as tarifas pagas em dinheiro e por meio dos créditos eletrônicos no cartão ÓTIMO.

No dia 30 de novembro de 2021, foram protocolados na Câmara Municipal de Santa Luzia e publicados no Diário Oficial Eletrônico do Município, os Projetos de Lei nº 213/2021 e nº 214/2021, de autoria do Poder Executivo. O Projeto de Lei nº 213/2021 propunha conceder isenção temporária do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN aos serviços públicos de transporte coletivo urbano de passageiros previstos na Lei nº 3.162, de 23 de dezembro de 2010 e o Projeto de Lei nº 214/2021, que tinha como objetivo conceder a isenção temporária da Taxa de Gerenciamento Operacional – TGO instituída pela Lei nº 3.353, de 11 de junho de 2013.

Ambos os Projetos de Lei foram reprovados, conforme os Ofícios nº 380/2021 e nº 381/2021, respectivamente, da Câmara Municipal de Santa Luzia. Desta forma a administração municipal precisou cumprir as clausulas contratuais e proceder o reajuste tarifário para o ano de 2022.

O novo valor de R$ 5,50 entra em vigor a partir da zero hora e um minuto do dia 19 de janeiro de 2022. Tendo em vista o equilíbrio econômico-financeiro, outros municípios da região metropolitana de Belo Horizonte também já realizam o reajuste tarifário para o ano de 2022.