Engajamento da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti
Por intermédio da Coordenação de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia, e com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, foi realizada, nesta terça-feira (28), a segunda ação de coleta de inservíveis visando eliminar do município os focos de proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika. A operação foi em um dos bairros onde houve mais notificações, o São João Batista. Durante o procedimento, foi recolhida cerca de uma tonelada de objetos como pneus, garrafas, vasos sanitários e até caixas d’água – todos potenciais acumuladores de água, o que os torna focos ideais para o desenvolvimento das larvas.
Em Santa Luzia, as localidades com menores taxas de notificação têm recebido o serviço focal, que são visitas de rotina das equipes de zoonoses, a cada dois meses. Já os locais com mais notificações, além do serviço focal, também recebem a operação “pente fino”. Ainda, estão sendo realizados mutirões de limpeza, blitzes educativas nos portais e a educação em saúde nas escolas e empresas. Aqueles que são considerados pontos estratégicos, como empresas e ferros-velhos, recebem visitas quinzenais.
Entretanto, a maioria dos focos de proliferação são encontrados mesmo é dentro dos quintais. “É por isso que é essencial que a população entenda a necessidade de se engajar na luta contra o mosquito”, disse Nádia Cristina Dias Duarte Tomé, Secretária Municipal de Saúde. Para ajudar no esforço de combate à doença, é fácil. Basta: 1) Eliminar da casa os focos de água parada, 2) Colocar na calçada os inservíveis, nos dias e horários anunciados para a coleta, 3) Permitir a entrada no imóvel dos agentes de combate a endemias e 4) Ajudar na divulgação dessas informações.
Nesta fase, as ações de coleta de inservíveis, que sempre começam às 9h, serão realizadas nos bairros mais afetados: no Palmital na quarta-feira (29), no Cristina na quinta-feira (30) e no Londrina na sexta-feira (31). As datas da operação nos demais bairros com as maiores taxas de notificações serão divulgadas em breve. Mantenha-se informado consultando o site oficial e as redes sociais da Prefeitura .