Espaço terá capacidade para realizar cerca de 200 partos por mês
Foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira (1), a maternidade Raul Teixeira, no Hospital São João de Deus. O espaço passou por ampla reforma e conta com equipamentos modernos e sofisticados para prestar um atendimento humanizado e de qualidade a todas as parturientes que utilizarão os serviços na instituição de saúde. A cerimônia de reabertura da maternidade contou com a apresentação do grupo de canto da Secretaria Municipal de Cultura de Santa Luzia e de autoridades municipais e estaduais.
Serão disponibilizados inicialmente 08 leitos obstétricos e 03 salas PPP – pré-parto, parto e pós-parto para atendimento às gestantes. O espaço foi reaberto seguindo as normas da vigilância sanitária, respeitando todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde. O Hospital São João de Deus atuará em parceria com o Hospital Maternidade Sofia Feldman, uma referência no serviço, através do compartilhamento de protocolos e diretrizes do parto humanizado.
A gestante Nájela Dias foi atendida durante a reinauguração da maternidade no Hospital São João de Deus. Ela gostou da estrutura do local e ficou satisfeita com a entrega do espaço às futuras mamães. “Este é um momento muito importante. A cidade de Santa Luzia precisa ter esse ponto de apoio que ofereça uma política de humanização do parto, onde as mamães possam ter o conforto de ter uma maternidade na cidade e viver com mais dignidade”, explicou.
A previsão é de que sejam realizados cerca de 200 partos/mês, sendo prestado um atendimento ao recém-nascido desde o nascimento ao processo de desenvolvimento da criança. A maternidade do Hospital São João de Deus irá atuar no que diz respeito à habilitação e implantação dos serviços da Rede de Atenção Materna e Infantil (RAMI) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).