Milhares de estudantes da rede municipal de ensino de Santa Luzia fizeram a festa, levando seus irmãos, papais, vovôs e titios, na manhã do sábado (11), quando as escolas municipais celebraram as festas juninas. Logo cedo, por volta das 9h, a festança já corria solta entre os alunos da E. M. Dagmar Barbosa de Souza, do bairro Carreira Comprida. Ambientando o arraial, havia bandeirolas coloridas, flâmulas comemorativas e muita gente, adultos e crianças, vestidos como caipiras.
Não poderiam faltar os comes & bebes, bem como a tradicional quadrilha, dançada pela meninada. Os pais estavam aprovando a festa: “Tudo ótimo, maravilhoso. A comida está excelente”, elogiava Lisiane Jesus Vieira, que trouxe para a festa seus dois filhos, de 6 e 8 anos.
Alegria semelhante era o que se via na E. M. Maria da Glória Castro Veado, no Cristina B. Ali, a festa, batizada de “Festa Sertaneja a Caminho da Roça”, também estava lotada. Quem chegava, logo na entrada já tinha a opção de açucarar o dia com um algodão doce. Se preferisse, também havia caldos, canjica, pipoca e os menos juninos, porém tão deliciosos quanto, pastéis e cachorros-quentes. “A festa está muito boa, e a comida, quentinha, uma delícia”, comemorava Naílza Gomes, que trouxe o filho Caylou, de 8 anos, e a sobrinha Lívia, de 2.
Já na E. M. Ana Zélia de Morais Lara, no São Cosme, mal dava para entrar. Os espaços estavam todos apinhados de gente, numa feliz algazarra de vozes e música. O “Arraiá Tamo Juntim” também oferecia comida de primeira, como o mineiríssimo feijão tropeiro e as tradicionais guloseimas de época. “Eventos assim são um incentivo para os pais acompanharem os filhos”, aprovava Flávio Rodrigues de Oliveira, que fazia companhia para sua filha Helena, de 8 anos.
Pela manhã, as festas estavam espalhadas por todas as escolas da rede municipal. E muitas delas, como era o caso da E. M. Ana Zélia de Morais Lara, iriam repetir a dose também no período da tarde.